segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Supervia #3

Bem gente, antes de passar para outro tópico, alguns detalhes só para terminar com a Supervia:

1) Eu estava sábado, dia 4, em um trem que parou na estação de Anchieta. Aliás, não parou completamente. A uma distância de, talvez, três ou quatro vagões do fim da plataforma, o trem parou. Ouvimos um estrondo. as pessoas começaram a correr para longe da parede de onde veio o estrondo, podendo se ver por fora sair muito vapor. O trem então deu um solavanco e começou a andar. As pessoas começaram a colocar a cabeça para fora e dizer que o trem tinha deixado umv agão apra trás. como eu vi apenas depois do trem estacionar, não tenho certeza se era um ou dois vagões deixados para trás, mas as pessoas deixadas para trás tiveram de andar sozinhas até a plataforma. quem viu o fim do trem que chegou à plataforma podia notar os cabos arrebentados caídos no chão. Depois de muito esperar, achando que o trem talvez continuasse, agora sem o(s) último(s) vagão(ões), passaram os trens para a linha A... Ouvimos por 20 minutos que o próximo trem estava esperando liberação em Mesquita...

O que isso quer dizer? Há problemas de manutenção e/ou de condução; não há uma linha extra pela qual trens para reparos ou trens de emergência para substituir trens como estes poderiam ir. E, é claro, que a Supervia não está preparada para tomar atitudes e informar os usuários sobre elas rapidamente.

Vale também dizer que alguns candidatos estão começando a prestar atenção no caso da Supervia. Candidatos a deputado estadual, pelo menos dois no horário político, dizem que é necessário transformar o trem em metrô de superfície. Imagine você, usuário da Supervia, se em vez de esperar 20 a 40 minutos por um trem, tivesse de esperar 3 a 6 minutos, e se sua viagem fosse 7.5 vezes mais rápida... Um candidato a senador também se manifestou, dizendo que o governo do Rio está invertendo as prioridades ao manter o ônibus como prioridade e o transporte sobre trilhos como secundário...

Pessoalmente, eu acredito que a primeira coisa para o desenvolvimento de qualquer região é o transporte, pelo simples fato de que, uma vez que seja mais fácil você ir e vir, mais fácil será de se levar recursos, tanto o dinheiro dos trabalhadores, mais garantido pelo seu trabalho, quanto o do governo, que vem também com o aumento da população e de sua influência, já que a área se tornará mais acessível.

Se você concorda, talvez você deva considerar votar para candidatos que se interessem em parar o descaso com o transporte. Afinal, com políticos interessados e algum esforço, podemos ter uma malha inteira de metrô, acabando com as integrações pagas por tanta gente simplesmente pelo transporte não ser levado a eles, e diminuindo bastante o tempo de viagem.

Obs: coloquei esta postagem antes das eleições, mas suas idéias ainda são válidas, tanto para cobrança de políticos quanto para futuras eleições. No meu caso, vejo todos os sábados o descaso da Supervia, já que espero até 40 minutos pelos trens, e, para evitar atrasos, saio de casa 1:30 antes do horário que preciso chegar, apesar do trajeto levar, na verdade, 45 minutos. Sim, eu dobro meu tempo necessário, por saber dos problemas da Supervia. E, infelizmente, isso não tem sido suficiente para evitar os atrasos.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Mapa dos Trens


Este é o mapa das linhas de trem do Rio.
Agora olhem para as três linhas do centro: Nova Iguaçu, Belford Roxo e Saracuruna. Por que você precisa ir até a Central para trocar entre linhas tão próximas geograficamente. A Supervia está querendo criar outra linha da Central até a Ilha do Governador. Antes disso, uma linha saindo de Deodoro, ligando as linhas e seguindo até a Ilha do Governador poderia acelerar em muito as viagens entre as estações. Outra possibilidade seria a criação de uma linha entre Nova Iguaçu, Belford Roxo e Duque de Caxias, também facilitando as viagens entre ramais e também permitindo uma extensão até a Ilha do Governador.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Supervia #2

Uma vez resolvidos os problemas existentes no sistema de trens, idéias para a expansão poderiam ser aplicadas para melhorar o uso do sistema.

Primeiramente, deve se repensar a idéia atual de se criar uma nova linha de trens para a Ilha do Governador desde a Central do Brasil. Ainda que isso possa ser feito, caso a linha de trens existente seja melhorada para poder comportar um aumento de passageiros, uma linha pode ser criada ligando uma das estações próximas, como Duque de Caxias, até a Ilha. Não só isso diminuiria os gastos, mas permitiria que pessoas da Ilha tivesse acesso ao uso de trens sem fazer integração muito mais rapidamente.

Esta linha, obviamente, não previne a criação de uma nova linha que ligaria a estação da Ilha do Governador até a Central, e poderia ser usada para um propósito necessário no sistema ferroviário: a troca de ramais. Isto porque uma linha reta pode ser traçada entre as estações de Nova Iguaçu, Belford Roxo e Duque de Caxias, tal linha podendo diminuir em muito uma viagem de trem que exigiria ir até quase a Central para a troca de ramais, e levar muitas pessoas que usam ônibus a usar os trens, já que este transporte é bem mais rápido.

Caso medidas para lidar com o aumento da utilização do sistema ferroviário sejam aplicadas com sucesso, o governo pode começar a lidar com o problema que o imenso número de linhas de ônibus é, tirando de circulação qualquer ônibus que basicamente segue a linha do trem e os substituindo por micro ônibus, os quais podem apenas rodar um bairro, em, talvez, meia-hora, levando passageiros de e até a estação. Idealmente, esse ônibus deveria custar apenas 50 centavos, já que pessoas poderiam também usá-los para circular pelos bairros com mais rapidez e por menos dinheiro.

Finalmente, duas idéias que realmente devem precisar de muito tempo e dinheiro para serem realizadas, mas que podem melhorar em muito o transporte em geral.

Como todos sabemos, o sistema de metrô tem trens muito mais rápidos, o que torna a união dos dois transportes de trilhos, de certa forma, inevitável, se pensarmos que eventualmente não será possível se colocar trens suficientes nas linhas de trem existentes. A união dos dois transportes seria benéfica também por acabar com a integração entre os dois, a qual força pessoas a pagar extra pelas limitações dos dois transportes.

Outra grande idéia, tida juntamente com meu avô, seria tornar as estações subterrâneas. Minha idéia aqui seria que isso permitiria a construção de novas linhas, para aumentar o número de trens e para a existência da linha extra. Mas, para também beneficiar os automóveis, a idéia do meu avô seria aplicável: colocar todas as linhas no subterrâneo e pavimentar o caminho delas, criando uma grande avenida de alta velocidade. Isto aceleraria o trânsito para carros também, não excluindo a possibilidade de aumentar o número de linhas, mas no subterrâneo.

Supervia #1

Infelizmente, os trens do Rio tem vários problemas. Entre eles estão a falta de trens, os atrasos constantes, a demora para resolver problemas, falta de anuncios compreensíveis e a falta de anúncios quando ocorrem mudanças nos horários, plataformas ou estações e que os trens irão parar.

A maioria destes problemas seriam facilmente resolvidos caso a empresa responsável colocasse avisos em suas estações. Estes, é claro, devem ser colocados fora da estação, para que todas as pessoas interessadas possam se programar. Os poucos avisos são dados apenas por audio, por sistemas inadequeados que tornam a compreensão dos anúncios quase impossível, seja nos trens, seja nas estações.

Problemas com acidentes e linhas que precisam ser consertadas, por outro lado, não são tão simplesmente evitados. Por esse motivo, parece ser impossível se ter um sistema tão importante de transporte em uma região metropolitana que não possua ao menos uma linha extra, isto é, uma linha de trem feita apenas para ser usada em caso de ser necessário desativar uma linha temporariamente. Esta linha poderia ser usada também para mover trens de um ponto a outro sem passageiros, no caso de não haverem trens suficientes, seja por um ter quebrado e ter de ser substituído, seja para evitar que atrasos corriqueiros continuam afetando os próximos trens indefinidamente, seja simplesmente para levar trens a mais para fazer um percurso em caso de demanda inesperada.

Bem-vindos

Bem-vindos a todos os que visitarem meu blog.

Eu criei o idéias para melhorar para expor minhas idéias para melhorar o Rio e trocar idéias com os visitantes. Eu sei que muitas das minhas idéias não recebem atenção, pela falta de um canal para estas idéias.
Espero que possamos expor estas idéias e tornar este um canal para levar idéias ao público e ao governo.