Bem gente, antes de passar para outro tópico, alguns detalhes só para terminar com a Supervia:
1) Eu estava sábado, dia 4, em um trem que parou na estação de Anchieta. Aliás, não parou completamente. A uma distância de, talvez, três ou quatro vagões do fim da plataforma, o trem parou. Ouvimos um estrondo. as pessoas começaram a correr para longe da parede de onde veio o estrondo, podendo se ver por fora sair muito vapor. O trem então deu um solavanco e começou a andar. As pessoas começaram a colocar a cabeça para fora e dizer que o trem tinha deixado umv agão apra trás. como eu vi apenas depois do trem estacionar, não tenho certeza se era um ou dois vagões deixados para trás, mas as pessoas deixadas para trás tiveram de andar sozinhas até a plataforma. quem viu o fim do trem que chegou à plataforma podia notar os cabos arrebentados caídos no chão. Depois de muito esperar, achando que o trem talvez continuasse, agora sem o(s) último(s) vagão(ões), passaram os trens para a linha A... Ouvimos por 20 minutos que o próximo trem estava esperando liberação em Mesquita...
O que isso quer dizer? Há problemas de manutenção e/ou de condução; não há uma linha extra pela qual trens para reparos ou trens de emergência para substituir trens como estes poderiam ir. E, é claro, que a Supervia não está preparada para tomar atitudes e informar os usuários sobre elas rapidamente.
Vale também dizer que alguns candidatos estão começando a prestar atenção no caso da Supervia. Candidatos a deputado estadual, pelo menos dois no horário político, dizem que é necessário transformar o trem em metrô de superfície. Imagine você, usuário da Supervia, se em vez de esperar 20 a 40 minutos por um trem, tivesse de esperar 3 a 6 minutos, e se sua viagem fosse 7.5 vezes mais rápida... Um candidato a senador também se manifestou, dizendo que o governo do Rio está invertendo as prioridades ao manter o ônibus como prioridade e o transporte sobre trilhos como secundário...
Pessoalmente, eu acredito que a primeira coisa para o desenvolvimento de qualquer região é o transporte, pelo simples fato de que, uma vez que seja mais fácil você ir e vir, mais fácil será de se levar recursos, tanto o dinheiro dos trabalhadores, mais garantido pelo seu trabalho, quanto o do governo, que vem também com o aumento da população e de sua influência, já que a área se tornará mais acessível.
Se você concorda, talvez você deva considerar votar para candidatos que se interessem em parar o descaso com o transporte. Afinal, com políticos interessados e algum esforço, podemos ter uma malha inteira de metrô, acabando com as integrações pagas por tanta gente simplesmente pelo transporte não ser levado a eles, e diminuindo bastante o tempo de viagem.
Obs: coloquei esta postagem antes das eleições, mas suas idéias ainda são válidas, tanto para cobrança de políticos quanto para futuras eleições. No meu caso, vejo todos os sábados o descaso da Supervia, já que espero até 40 minutos pelos trens, e, para evitar atrasos, saio de casa 1:30 antes do horário que preciso chegar, apesar do trajeto levar, na verdade, 45 minutos. Sim, eu dobro meu tempo necessário, por saber dos problemas da Supervia. E, infelizmente, isso não tem sido suficiente para evitar os atrasos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário