segunda-feira, 14 de março de 2011

Transporte 24h

Leitor, você gosta de sair tarde? Sim? Entao vai concordar comigo. Não? Então imagine que você precisa. Por exemplo, para ir para o hospital, por causa de uma emergência; ou para socorrer uma pessoa que conhece, que acabou ficando presa em algum lugar, seja numa vizinhança em que se perdeu, numa prisão por causa de uma briga ou de um caso de identidade trocada, de confusão em que você foi envolvido, ou qualquer coisa.

Se você precisa sair mais tarde, como você faz? Trem? Ônibus? Taxi? Taxi não, né? Vai ficar muito caro, e você fica dependendo do motorista aparecer, porque pode não aparecer nennhum...

Bem, o último Central-Japeri sai antes de 23:00. O primeiro sai quase 5:00. O último Caxias-Méier sai as 23:30 do ponto final em direção ao Méier. Ou seja, é bem provável que você, amante da diversão ou pessoa que precisa se locomover, vai precisar de um taxi. Ou, é claro, de um amigo com carro... Porque o governo parece não ser seu amigo nisso.

Como diabos, em pleno século 21 ainda não temos transporte 24h por dia?

Quer colocar a cada hora, porque não tem muita procura? Tudo bem. eu entendo que as companhias gastariam muito para manter os horários do restante do dia, e seriam trens e ônibus quase vazios. Entretanto, tem um detalhe que o governo não considera quando permite que os transportes parem. A IDÉIA DO TRANSPORTE PÚBLICO É PERMITIR A LOCOMOÇÃO POR UM PREÇO RAZOÁVEL. Não se trata de um negócio como qualquer outro.

Eu não gosto da idéia de ficar até fora até a madrugada. Nem me encontrei até o momento sem ônibus, por ter a sorte de morar numa área ainda atendida por ônibus durante a noite na maioria dos casos. Mas, quando isso acontece, você não tem como depender do governo. Pague um hotel até a manhã ou pague um taxi. Se você, como eu, tem coisas a fazer, você vai ter de pagar pelo taxi, que, as vezes, é mais caro que o hotel.

Detalhe: recentemente eu fiquei até mais tarde em Caxias, e precisei pegar o último Caxias-Méier. O ônibus quebrou, cheio. IMAGINE A MINHA REVOLTA ENQUANTO OUVIA O MOTORISTA BRIGAR PARA QUE A GARAGEM LIBERASSE OUTRO ÔNIBUS PARA TERMINAR A VIAGEM...

Desconsiderando o trabalho mal-feito do trocador, que não sabia sequer que precisava liberar a catraca para começar a viagem (eu tive de avisar para ele que não era problema do sistema, mas que ele tinha que colocar alguma informação), o responsável que liberou a catraca, mas só se aproximou quando o cobrador avisou e saiu sem avisar que o cobrador deveria continuar o processo, e o próprio motorista demorando alguns 15 minutos para avisar as pessoas que o ônibus tinha quebrado. O motorista fez questão de continuar a viagem e não cobrar já que a catraca não estava funcionando no segundo ônibus, então acredito que ele apenas cometeu um erro. Os outros dois, infelizmente, paraciam não estar se lixando para os passageiros esperando. ESPECIALMENTE O TROCADOR, QUE NÃO QUIS LIBERAR O DINHEIRO PARA QUEM NÃO QUERIA ESPERAR (DETALHE: O MOTORISTA AINDA NÃO TINHA DITO QUE VINHA OUTRO ÔNIBUS)

Alguém, por favor, me explique qual é o motivo para não termos transporte público, nem que seja só uma vez por hora, durante a madrugada. POR QUE OS SERVIÇOS ESSENCIAIS, como o transporte, SÃO CONSIDERADOS IGUAIS AO COMÉRCIO, QUE PODE FECHAR?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário