segunda-feira, 31 de maio de 2010

Supervia #2

Uma vez resolvidos os problemas existentes no sistema de trens, idéias para a expansão poderiam ser aplicadas para melhorar o uso do sistema.

Primeiramente, deve se repensar a idéia atual de se criar uma nova linha de trens para a Ilha do Governador desde a Central do Brasil. Ainda que isso possa ser feito, caso a linha de trens existente seja melhorada para poder comportar um aumento de passageiros, uma linha pode ser criada ligando uma das estações próximas, como Duque de Caxias, até a Ilha. Não só isso diminuiria os gastos, mas permitiria que pessoas da Ilha tivesse acesso ao uso de trens sem fazer integração muito mais rapidamente.

Esta linha, obviamente, não previne a criação de uma nova linha que ligaria a estação da Ilha do Governador até a Central, e poderia ser usada para um propósito necessário no sistema ferroviário: a troca de ramais. Isto porque uma linha reta pode ser traçada entre as estações de Nova Iguaçu, Belford Roxo e Duque de Caxias, tal linha podendo diminuir em muito uma viagem de trem que exigiria ir até quase a Central para a troca de ramais, e levar muitas pessoas que usam ônibus a usar os trens, já que este transporte é bem mais rápido.

Caso medidas para lidar com o aumento da utilização do sistema ferroviário sejam aplicadas com sucesso, o governo pode começar a lidar com o problema que o imenso número de linhas de ônibus é, tirando de circulação qualquer ônibus que basicamente segue a linha do trem e os substituindo por micro ônibus, os quais podem apenas rodar um bairro, em, talvez, meia-hora, levando passageiros de e até a estação. Idealmente, esse ônibus deveria custar apenas 50 centavos, já que pessoas poderiam também usá-los para circular pelos bairros com mais rapidez e por menos dinheiro.

Finalmente, duas idéias que realmente devem precisar de muito tempo e dinheiro para serem realizadas, mas que podem melhorar em muito o transporte em geral.

Como todos sabemos, o sistema de metrô tem trens muito mais rápidos, o que torna a união dos dois transportes de trilhos, de certa forma, inevitável, se pensarmos que eventualmente não será possível se colocar trens suficientes nas linhas de trem existentes. A união dos dois transportes seria benéfica também por acabar com a integração entre os dois, a qual força pessoas a pagar extra pelas limitações dos dois transportes.

Outra grande idéia, tida juntamente com meu avô, seria tornar as estações subterrâneas. Minha idéia aqui seria que isso permitiria a construção de novas linhas, para aumentar o número de trens e para a existência da linha extra. Mas, para também beneficiar os automóveis, a idéia do meu avô seria aplicável: colocar todas as linhas no subterrâneo e pavimentar o caminho delas, criando uma grande avenida de alta velocidade. Isto aceleraria o trânsito para carros também, não excluindo a possibilidade de aumentar o número de linhas, mas no subterrâneo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário